domingo, 14 de setembro de 2014

Um bom domingo para você! "Rotina domingueira"


       Abro as janelas para o ritual matinal de desejar bom dia ao dia. Respiro fundo e encho os pulmões com o ar fresco do campo. Cheiro de domingo. Sorrio pensando na rotina domingueira. 
Aqui no campo cada um tem seu sistema. A primeira coisa que faço é dar comida e água aos bichos e só depois eu vou à venda. 
Sempre passo pelos pedaços de tijolo no meio da rua, que até o fim do dia anterior serviam como traves do jogo de futebol das crianças do bairro.
Ao chegar na venda, reclamo com Seu Tião que o queijo está muito caro. Seu Tião costumeiramente responde que estou certo. Comerciante esperto! Não abaixa o preço e eu pago o valor cobrado satisfeito.
Na volta, sempre encontro o Seu Antônio subindo a ladeira. Todo domingo ele se diverte me perguntando se deixei um pouco de pão para ele na venda ou se peguei todos para mim. Eu dou risada da brincadeira. Todo domingo.
Quando já estou chegando na varanda de casa, Dona Divina, sem falhar uma semana sequer, me para no portão e reclama um pouco de suas filhas, que não tem ajudado muito nas tarefas de casa, e me atualiza das notícias da vizinhança. Eu respondo algo genérico, tentando ser positivo. Sorrio e entro.
Aproveito meu café na varanda. Termino a leitura do jornal e os meninos já estão na rua aos gritos decidindo-se se o gol valeu ou não.
Para finalizar o ritual nesse sétimo dia de Nosso Senhor, tomo um banho frio, visto minha roupa de fim de semana e encontro os amigos na missa do Padre Zezinho.
Todo domingo. 
Agora respiro fundo mais uma vez, ainda na janela, peço proteção para mim e para você e agradeço pelo dia que terei.
E que você tenha um bom domingo!

_ Ave, Seu Tião! Esse queijo tá muito caro!
_ Sabe que cê tá certo?
_ Obrigado! Bom dia!
(...)
_ Sobrou pão pra mim?
_ Deixei uns pro senhor, Seu Antôin.
(...)
_ Dia, Dona Divina!
_ Ah, meu filho! Tá fácil não! Aquelas menina só quer saber de dormir. Pelo menos são moça direita. Tá sabendo que a filha do Tião embarrigou do namorado? E pelo jeito eles não vão casar não.
_ Ê, Dona Divina! Vai dar tudo certo!
(...)
_ Goool!
_ Não foi val! Foi trave!
_ Foi val sim! Nem vem! Foi dentro!
(...)
Sinos ao longe.
_ Estou atrasado! Acabei me distraindo.

Um comentário: